quinta-feira, 30 de junho de 2011

Vulcões

No passado, para algumas civilizações eram manifestações claras da cólera dos deuses. Hoje, são apenas um fenômeno natural que deve ser vigiado pelo risco que acarreta.

A atividade Vulcânica

Os vulcões são a manifestação externa de um processo interno: a subida magma á superfície. O magma é uma mistura de rocha fundida, gases e fragmentos sólidos, que é encontrada em algumas zonas da litosfera, a uma temperatura entre 700ºC e 1200ºC. É o material que, por resfriamento e consolidação, dá origem ás rochas ígneas.
Chamamos atividade vulcânica a todas manifestações relacionadas com os vulcões. Compreende não apenas as conhecidas erupções, ás vezes causadoras de catástrofes, como fumarolas (emissões de gases) ou os gêiseres (jatos de vapor de água que saem intermitentemente de uma fenda).
A atividade dos vulcões é muito variável. Existem vulcões tremendamente ativos, que entram com frequência em erupção. Outros são muito mais tranquilos e alternam períodos de repouso ou de atividade atenuada com outros de erupção mais ou menos intensas. Há alguns que são chamados "dormentes". Esses não estão erupção, mas não são considerados extintos. Existem, ainda, aqueles que podem ser considerados extintos, com uma certeza quase total.
Como os terremotos a atividade vulcânica pode ser explicada pela dinâmica da litosfera. Os vulcões e os fenômenos a eles associados são muito mais abundantes nas zonas de contato entre placas. Estima-se que, de todos os vulcões do planeta, cerca de 95% estejam relacionados com as bordas de placa e apenas 5% se encontrem em zonas intra placas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário