domingo, 12 de junho de 2011

Eclipses



São frequentes no sistema Sol - Terra - Lua, mas constituem um fenômeno curioso, que desperta o interesse da população. No passado, não havia sinal de pior agouro que um eclipse do Sol.


Quando os astros de alinham

Os eclipses ocorrem quando um corpo celeste fica parcial ou inteiramente oculto por um outro.
São fenômenos relativamente comuns no caso do planeta Terra: os quais  são causados pela interposição da Lua entre a Terra e o Sol.
Entre esses dois astros, também podem se interpor os planetas Mércurio e Vênus. Nesse caso, porém, dado que o tamanho do disco aparente desses planetas é diminuto em relação ao Sol, costuma-se falar de trânsitos, e não de eclipses. Mércurio e Vênus não eclipsam ou encobrem nada quando se interpõem entre a Terra e o Sol.

Eclipses da Lua

Os eclipses da Lua são relativamente frequentes.
Um eclipse lunar acontece porque a sombra da Terra se projeta sobre a Lua. De alguma zonas da Terra, observa-se com o disco luna é invadido pela sombra do planeta, até que a lua cheia perde todo o brilho e é vista no céu com um tom avermelhado,
Fala-se de eclipses total quando a Terra cobre inteiramente a Lua. Denomina-se eclipse parcial se apenas uma parte da Lua é ocultada. Dado que a Terra é bem maior que a Lua, é fácil que o o eclipse seja visto como um eclipse total de muitas partes do mundo.
Um eclipse lunar sempre ocorre na fase da Lua cheia. É nessa fase que a posição da Terra é interior e da Lua é exterior em relação ao Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário