quarta-feira, 22 de junho de 2011

Urano e Netuno

Urano 

Raio: 25 559 km
Massa: 8,68x10^25kg
Distância do Sol:
2 870 972 000 km
Periodo de rotação:
 -0,72 dias (retrógrado)
Período de translação:
30 687 dias (84 anos)
Temperatura: ao redor
de -214ºC




Netuno

Raio: 24 764 km
Massa: 1,02x10^26 kg
Distancia do Sol:
4 498 253 000 km
Período de rotação:
0,67 dias.
Período de translação:
60 190 dias (164,8 anos)
Temperatura: média, ao
redor de -214ºC.







Urano e Netuno

Os dois planetas gasosos mais distantes são também gigantes se comparados com os planetas interiores,embora eles sejam bem menores que Júpiter e Saturno, São mundos bem enigmáticos mas temos algum conhecimento sobre eles.

Urano, o setimo planeta

Nem todos os planetas do Sistema Solar eram conhecidos desde a antiguidade. Urano, Netuno (e mesmo plutão) foram descobertos há relativamente pouco tempo. O primeiro deles foi Urano, descoberto por william Hesrchel em 1781
Urano é um mundo coberto por uma espessa atmosfera, como é habitual nos gigantes gasosos, formada por hidrogênio (83%), hélio (15%), e metano (2%). O interior não possui a camada de hidrogênio metalico líquido própria de Júpiter e Saturno. A superfície é formada pela camada externa da atmosfera, e suas nuvens só são percebidas se as fotografias forem tratadas com intensificação das cores.

Explorando Urano

Numa noite de céu limpo é possivel ver Urano, mas será muito difícil não confudi-lo com uma estrela de brilho fraco. Sabendo onde se encontra, ele pode ser observado com um telescópio. Mas, mesmo assim, é possível ver apenas um débil disco de luz. A única nave que se aproximou de Urano foi a Voyager 2, em 1986

Netuno, o planeta do deus do mar

A intensa cor azul de Netuno não tem nada a ver com os oceanos. Como todos os gigantes gasosos, a superfície visível corresponde ás camadas e a estrutura do planeta são semelhantes ás de Urano.
Netuno foi descoberto em 1846 por John Gottfried Galle, depois que o matemático Joseph Le Verrier propôs  sua existência, devido a pertubações na órbita de Urano que sugeriam a existência de influencia gravitacional de outro planeta nas proximidades.
Ao contrario de Urano, bandas de nuvens e algumas formações interessantes podem ser percebidas na superfície de Netuno. Uma dessas formações era a chamada grande mancha negra do hemisfério Sul, que foi possível observar graças ás fotografias enviadas pela Voyager 2. Tratava-se de uma zona de tormentas similar  a mancha de Júpiter, tendo sido medidos em sua cercanias ventos de mais de 1000km/h. Ainda assim,observa-se nas últimas fotos que foram tiradas de Netuno (graças ao telescópio espacial Hubble) que a grande mancha negra desapareceu, embora uma mancha semelhante tenha se formado no hemisfério Norte. 

Explorando Netuno

Munidos apenas com binóculos, é possível ver o débil ponto de luz de Netuno, mas sua localização é realmente difícil caso não disponha de um bom mapa do céu ou de um dos softwares que representam a abóbada celeste em tempo real. Mesmo com um bom telescópio, Netuno é apenas um diminuto disco azulado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário