sábado, 11 de junho de 2011

A Lua

A Terra e a Lua

A lua
Raio: 1 737 km
Massa: 7,3 x 10²²
Distância da Terra:
384 400 km
Período de rotação:
27,3 dias.
Período de translação:
27,3 dias.


A Lua ilumina as noites da Terra e é o astro que mais brilha no céu depois do Sol. Seu brilho provém da luz solar, que se reflete em sua superfície.
A Lua gira ao redor da Terra seguindo uma órbita elíptica. A distância que separa a Terra e a Lua é de
384.400 km: é o astro mais próximo da Terra. Nosso satélite é bem maior que outros satélites, em relação aos respectivos planetas.
A Lua não tem atmosfera, embora água em forma de gelo tenha sido detectada nos polos.
Na superfície lunar se destacam, nos grandes aspectos, dois tipos de formações: extensões planas de materiais escuros, chamadas mares; e terras elevadas, montanhas ou crateras, que são zonas de tonalidades claras. A duração do período de rotação da Lua é igual á do período de translação e, consequentemente, a Lua tem uma face sempre voltada para a Terra e outra que não é visivel do nosso planeta, a face oculta da Lua.

Origem da Lua

Há várias hipóteses para origem da Lua. A mais aceita atualmente é a do impacto da Terra com um planeta do tamanho de Marte, quando o Sistema Solar ainda estava em formação. Com o impacto, uma paracela do jovem planeta Terra, diametralmente oposta ao ponto de impacto, teria sido ejetada para o espaço. Esse material ejetado teria formado a Lua e entrado em órbita em torno da Terra. A depressão deixada na superfície terrestre teria sido depois coberta por água, formando o que chamamos de oceano Pacífico.

A superfície Lunar


As formações visíveis na Lua são grandes planícies escuras (mares) e crateras. Muitas delas são ovserváveis a olho nu ou com binóculos.
Na fase de Lua cheia, e possivel apreciar os raios brilhantes de algumas crateras principalmente os de Tycho.
Esses raios são formados por material rochosos que foi expelido por causa do impacto do meteoro que formou a cratera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário