sábado, 11 de junho de 2011

Marte


Marte


Raio: 3 397 km
Massa: 6,42 x 10²³
Distância do Sol:
227 936 000 km
Período de rotação:
1,03 dias
Período de translação:
686,9 dias.

O planeta vermelho, outro vizinho cósmico da Terra, também desperta a curiosidade humana dedes épocas muito remotas. As missões a Marte revelaram que se trata de mundo bem parecido com nosso, onde poderia existir vida microscópica.

O planeta desértico

Marte sempre nos fascinou, especialmente a partir de observações de Giovanni Schiaparelli (1835-1910), que descreveu a superfície marciana como cortada por canali. A palavra, que em italiano quer dizer "berço de rio", foi traduzida para o inglês como canali (caminho artificial), o que levou as especulações de que o planeta teria civilização. Observações posteriores mostraram que esses canali eram ilusões de óptica.
O planeta revelou-se um deserto frio, cuja paisagem se parece muito com alguns desertos da Terra, com uma fina atmosfera qcomposta principalmente de dióxidos de carbono. Acredita-se que tenha um núcleo com raio de aproximadamente 1.700 km, um manto semelhante ao terrestre e uma crosta de 35-70 km de espessura.

A exploração de Marte

Marte foi um dos astros mais visitados por naves não tripuladas. A primeira a orbitar Marte foi a Mariner4  (1965). O primeiro pouso na superfície marciana foi em 1971 (sonda Mars 2). Cinco anos depois, as sondas Viking 1 e 2 a Marte.
A exploração a Marte foi retomada em 1997 com a missão do Mars Pathfinder ("desbravador de Marte"), quem conseguiu fazer chegar ao planeta vermelho um pequeno robô (um veículo de exploração) que explorou a superfície marciana e enviou dados sobre as rochas. Em 2004, chegaram a Marte outros dois veículos-robôs , Spirit e Opportunity, que enviaram imagens da paisagem. Um dos principais objetos é, além disso, investigar a possível  presença de micro-organismos
que suportariam condições extremas ou encontrar evidências de vida no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário