quinta-feira, 30 de junho de 2011

Terremotos

São mais frequentes do que parece, principalmente nas zonas ativas do planeta, mas as noticias sobre eles só chegam quando se convertem em fenômenos destrutivos. São manifestações da dinâmica terrestre que podem provocar grandes catástrofes

Quando a terra treme

Um terremoto ou sismo é um movimento brusco da crosta terrestre, mais ou menos intenso, causado pela dinâmica interna do planeta.
A maioria dos terremotos origina-se nas zonas onde ocorre o contato entre duas placas, ainda que possam causar efeitos em lugares bastante distantes.
A origem dos terremotos costuma estar nas tensões produzidas na crosta, devido á subdução, ao fricção em um limite transformante. Quando essas tensões são descarregadas, é produzido o movimento que conhecemos como terremoto. O ponto no interior da Terra onde se origina um terremoto é denominado hipocentro. É onde as tensões estavam sendo acumuladas e onde, repentinamente, se liberaram, provocando a pertubação.
Na superfície terrestre, o ponto onde o terremoto é o primeiro percebido é o epicentro. É o ponto mais próximo ao hipocentro.
Segundo a profundidade em que se origina um terremoto, podem-se distinguir três tipos: superficiais, intermediários e profundos. Os terremotos superficiais têm o hipocentro a uma profundidade entre
 10 e 20km; os intermediários, entre 20 e 70km, e um terremoto profundo se origina até 700km abaixo da superfície

Nenhum comentário:

Postar um comentário