sábado, 11 de junho de 2011

Júpiter

Júpiter
Raio: 71 492 km
Massa: 1,90 x 10^27 kg
Distância do Sol:
778,4 milhões de km
Período de rotação:
0,41 dias
Período de translação:
4330 dias (11,8 anos)
Temperatura
é de -148°C.

O planeta gigante é o primeiro do reino dos planetas exteriores. É tão grande que, apesar de estar bem distante da Terra, com binóculos pode-se observar o disco e identificar quatro de seus satélites.

O rei dos planetas

O nome de Júpiter refere-se ao rei dos deuses na mitologia greco-romana. Com essa denominação, considerou-se de alguma forma que Júpiter era o rei dos planetas do Sistema Solar. Não é possível afirmar que seja, mas pode-se afirmar que é o maior de todos, seguindo de perto por Saturno.
Observando por um telescópio pequeno ou mediano, é possível perceber que a superfície de Júpiter apresenta faixas coloridas. Elas se devem ás nuvens de espessa atmosfera. Na superfície observa-se  também uma formação característica, a grande mancha vermelha, uma região de altas pressões atmosféricas com nuvens mais altas e mais frias que as circundantes, que abrange uma superfície oval de 25 min km de comprimento e de
12 mil km de largura. Trata-se de uma formação de tormentas que foi observada pela primeira vez há trezentos anos  e que, atualmente, segundo alguns astrônomos, está se tornando menos visível.
Júpiter é um planeta com anéis. De fato, todos os planetas gasosos têm anéis, embora sejam bem menor e brilhantes que os de Saturno. Os de Júpiter são bem tênues e escuros e formados por material rochoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário