sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mercúrio

Mercúrio

Raio: 2 439 km
Massa: 3,30x10^23
Distância do Sol:
57 909 000 km
Período de rotação:
58,6 dias.
Perido de translação:
88 dias.
Temperatura: 
- 173ºC na  zona escura,
até 427ºC na face iluminada
pelo Sol.

O planeta mais próximo ao Sol é um pequeno astro rochoso abrasado pelos raios da estrela.A superfície está toda tomada de crateras.

O planeta mais próximo ao Sol

Mercúrio é um planeta pequeno, e seu diâmetro é aproximadamente um terço do terrestre. A aparência, em geral, é semelhante á da Lua, em especial porque revela a superfície coberta por crateras formadas pelo impacto de inúmeros meteoritos.
Um planeta pequeno como Mercúrio tem uma gravidade muito fraca, insuficiente para reter os gases e criar uma atmosfera. A ausência de atmosfera tem dois efeitos importantes: em primeiro lugar, por não haver agentes atmosféricos que modifiquem a paisagem, as impressões dos impactos dos meteoritos não se apagam, por isso a superfície de Mercúrio é coberta de crateras (o mesmo acontece na Lua). Em segundo lugar, porque tampouco existe o efeito estufa que suavizar as temperaturas, de maneira que haja alguns contrastes importantíssimos entre a parte escura e a iluminada pelo Sol. De fato, é o planeta do Sistema Solar com a maior diferença entre as temperaturas máximas e mínimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário